gov.br

Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais

REVISTA PREDATÓRIAS: devorando trabalhos, ciência e sonhos!

Data de publicação: 18 de abril de 2023. Categoria: Notícias

As revistas científicas são importantes veículos de disseminação do conhecimento científico, mas infelizmente, nem todas são confiáveis. As chamadas revistas predatórias são aquelas que se dispõem a publicar artigos científicos sem a devida revisão por pares, com o único objetivo de obter lucro com as taxas de cobrança.

Essas revistas não seguem os critérios éticos e científicos necessários para a publicação de trabalhos acadêmicos, colocando em risco a credibilidade da ciência e prejudicando o avanço do conhecimento. Além disso, a publicação em revistas predatórias pode comprometer a carreira de pesquisadores e estudantes, que podem ter seus trabalhos desqualificados por não terem passado por uma revisão adequada.

Outro problema gerado pelas revistas predatórias é o aumento da desinformação e da pseudociência. Como não há controle de qualidade na seleção dos artigos publicados, é comum que trabalhos sem rigor científico sejam divulgados, gerando confusão e até mesmo riscos à saúde pública.

Para evitar cair em armadilhas de revistas predatórias, é importante que os pesquisadores sempre verifiquem a reputação das revistas antes de submeterem seus trabalhos. Algumas características comuns das revistas predatórias incluem cobrança de taxas exorbitantes de publicação, ausência de revisão por pares e divulgação excessiva por e-mails e redes sociais.

Para saber mais informações e prevenir cair nesse golpe, fique por dentro de sites como este do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e de nossos parceiros como o iLab (Laboratório de Inovação e Pesquisa em Ensino de Morfologia) Instagram: @ilab.ufc