Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Alterações morfofuncionais das doenças inflamatórias do trato gastrintestinal.

Professores responsáveis: Gerly Brito, Pedro Soares, Reinaldo Oriá, Antoniella Gomes, Emmanuel Prata e Gilberto Cerqueira

Esta linha de pesquisa, em andamento, está especialmente voltada ao estudo do efeito da modulação das vias de sinalização celular que regulam a resposta imunoinflamatória incluindo fatores de crescimento, citocinas e mediadores inflamatórios e vias que influenciam a homeostase das células tronco da cripta intestinal e da barreira epitelial em modelos animais de doenças induzidas por toxinas bacterianas, desnutrição, drogas antineoplásicas e antiretrovirais envolvidas com doença diarréicas. Estuda também as repercussões de lesões inflamatórias intestinais sobre o sistema nervoso entérico e sobre a contratilidade da musculatura lisa. Adicionalmente, essa área utiliza linhagens celulares de intestino humano (CaCo2, T84) e de rato (IEC-6) para estudar os mecanismos envolvidos nas alterações morfológicas e funcionais da barreira intestinal epitelial in vitro, como por exemplo, o estudo por imagem das alterações do complexo unitivo epitelial, utilizando os agentes agressores envolvidos em doeças diarréicas, citados acima. Ademais, nessa área incluímos nova temática que são as desordens do pâncreas, nas suas formas aguda e crônica, tanto no desenvolvimento de protocolos inovadores, quanto na elucidação de mecanismos envolvidos. Esta linha se propõe também a buscar a inovação no desenvolvimento de novos produtos a partir de produtos naturais.

 

Biologia da reprodução

Professores responsáveis: Ana Beatriz Graça DuarteAna Paula Rodrigues e Rebeca Magalhães

Esta linha de pesquisa visa promover o desenvolvimento da biotécnica de Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Pré-antrais (MOIFOPA), também conhecida como “Ovário Artificial”. Pretende estudar a partir de modelos in vitro os efeitos de diferentes substâncias sobre os folículos pré-antrais, visando elucidar os mecanismos envolvidos na regulação da foliculogênese inicial, a qual é atualmente pouco compreendida. Formação de bancos genéticos (germoplasma) por meio da criopreservação de oócitos inclusos em folículos pré-antrais oriundos de animais de interesse zootécnico ou em vias de extinção; e reprodução assistida. Avaliar e estudar os efeitos de substâncias antimicrobianas no leite transgênico de cabras expressando esses produtos e avaliar na barreira epitelial intestinal e na resposta imunológica em modelos animais de desnutrição.

 

Biologia tumoral, patologia molecular e toxicidade do tratamento oncológico

Professores Responsáveis: Karuza Maria Alves Pereira, Mariana Lima Vale, Renata Ferreira de Carvalho Leitão, Caroline Aquino Moreiro

Essa linha de pesquisa visa investigar as interações moleculares entre as células parenquimatosas e o estroma subjacente, assim como as alterações morfológicas decorrentes, em diversas patologias, com ênfase nas doenças neoplásicas, através de estudos in vitro e in vivo. Diversas ferramentas, tais como análises de viabilidade e ciclo celulares, crescimento das células tumorais, morte celular, além de expressão de marcadores celulares e teciduais serão utilizadas para investigar os processos envolvidos no estabelecimento e progressão do câncer, buscando mecanismos capazes de retardar e/ou inibir a carcinogênese. Adicionalmente, a presente linha de pesquisa também objetiva estudar as toxicidades associadas as terapias antineoplásicas, buscando alterações morfológicas, marcadores moleculares e celulares, e mecanismos envolvidos, além de métodos preventivos e/ou terapêuticos específicos.

 

Distúrbios morfofuncionais associados ao sistema nervoso.

Professores responsáveis:  Antoniella Gomes, Francisca Cléa, Francisco de Assis Gondim, Glauce Viana, Mariana Vale e Reinaldo Oriá

Essa linha de pesquisa, em andamento, utiliza modelos de isquemia encefálica global ou focal em animais para avaliar as alterações morfofuncionais no hipocampo utilizando marcadores para apoptose, neurogênese e viabilidade neuronal. Investiga também os aspectos morfofuncionais relacionados ao uso de substâncias psicoativas como cocaína, etanol, ketamina, nicotina, fármacos anti-obesidade e outras drogas, além de alterações morfofuncionais relacionadas a doença de Parkinson, ansiedade, depressão, convulsão, psicoses e esquizofrenia. Avalia o efeito de produtos naturais e sintéticos no sistema nervoso central e mecanismos envolvidos nas reações adversas em níveis centrais dessas substâncias, utilizando técnicas de biologia celular e tecidual e de imagem. Nesta direção, inclui-se o estudo de disautonomia induzida por quimioterápicos ou após traumatismo raquimedular (TRM) em modelos animais através de estudo de alteração morfológica e de neurotransmissores em células do sistema nervoso entérico. Em âmbito clínico, investiga a neurocisticercose (NCC) através de neuro-imagem (TC de crânio e ressonância magnética nuclear) e correlação com achados histopatológicos em exames de autópsia de pacientes com essa patologia. Por fim, estuda aspectos morfofuncionais envolvidos em doenças neuromusculares e neurodegenerativas hereditárias existentes no estado do Ceará através de avaliação clínica e eletrodiagnóstica e de biópsias com avaliação de alterações moleculares e celulares.

 

Ensino e divulgação das ciências morfológicas

Professores responsáveis:  Virgínia Girão,  Emmanuel Prata,  Gilberto Cerqueira, Camila Roncari, Renata Alves, João Erivan Façanha Barreto.

 Essa área de concentração pretende utilizar novas linguagens e mídias para educação presencial e à distância. Desenvolverá metodologias ativas utilizando-se de modelos interativos e softwares para treinar professores para o ensino de ciências morfológicas frente aos novos desafios da educação, disseminando conhecimento para as escolas da rede pública. Essa área não pretende formar incialmente pós-graduandos (contudo terá sua contribuição), mas desenvolver produtos e processos dentro do tema, favorecendo a formação de pessoal qualificado e orientador para produção científica nessa área. Além disso, pretende desenvolver processos e produtos para fomentar a divulgação da ciência para sociedade em geral. Essa área de concentração será dividida em três unidades de serviço e extensão em colaboração com o projeto Seara da Ciência: 1) Formação continuada de professores de ensino médio; 2) Ensino a distância e novas mídias. 3) Novas estratégicas metodológicas de ensino.

 

Estudos morfofuncionais de alterações cutâneas

Professores Responsáveis: Roberta Jeane Bezerra Jorge, Renata Ferreira de Carvalho Leitão, Virgínia Claudia Carneiro Girão-Carmona

Essa linha de pesquisa tem como objetivos investigar os mecanismos inflamatórios/imunológicos envolvidos nas lesões cutâneas, (em resposta a estímulos e doenças) utilizando modelos experimentais e em pesquisas em humanos. Assim como desenvolvimento e/ou a aplicação de biomateriais para cicatrização cutânea ou para produzir substitutos cutâneos.

 

Morfofisiologia Cardiovascular, Renal e Metabólico

Professores Responsáveis: Camila Ferreira Roncari, Marisa Jadna Frederico, Renata de Sousa Alves, Ricardo de Freitas Lima, Richard Boarato David, Roberta Jeane Bezerra Jorge, Thyago Moreira de Queiroz.

Essa linha de pesquisa visa estudar os mecanismos morfofisiológicos envolvidos nas doenças cardiovasculares e renais, bem como a elucidação de novas terapias para o tratamento destas disfunções. Através de estudos in vivo e in vitro (funcionais, moleculares e celulares). Para tanto, serão utilizadas técnicas empregadas em nossos laboratórios, como medida de pressão arterial, frequência cardíaca e função autonômica em animais não anestesiados; avaliação de atividade vasorrelaxante de artéria mesentérica e aorta isolada de ratos normotensos e hipertensos; micro injeções centrais e avaliação do controle da pressão arterial pelo sistema nervoso central e periférico. Além dos estudos de canais iônicos relacionados à excitabilidade do coração. No âmbito renal tanto in situ (sistema de perfusão de rim isolado) quanto in vivo (por meio de gaiolas metabólicas) objetivamos estudar as alterações morfológicas e funcionais envolvidas na toxicidade ou proteção renal.

 

Morfofisiologia óssea, articular e muscular

Professores responsáveis: Renata Leitão,  Virginia Girão, Paula Goes, Delane Gondim, Karuza Alves e Ricardo Borges Viana

Esta linha estuda os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no processo inflamatório e degenerativo que ocorre em modelos animais de artrite e doença periontal e endodôntica resultando em dor e deformidade articular na artrite e em reabsorção óssea e frequentemente em perda do dente na periodontite, visando a possibilidade de se estabelecer estratégias terapêuticas mais eficazes. Nesta linha, também incluímos a avaliação da biocompatibilidade e biofuncionalidade novos substratos complexos biomiméticos, como membranas e esponjas de colágeno infiltradas com fármacos, desenvolvidos pela Universidade Federal do Ceará e na UNICAMP, para aplicação em Regeneração Tecidual (e Óssea) Guiada, na doença periodontal experimental e na artrite. Também estuda as alterações morfofuncionais agudas e crônicas do tecido ósseo e muscular estriado esquelético ao exercício físico em humanos.

Acessar Ir para o topo