Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais

Área do conteúdo

Área de Concentração: Neurociências

Distúrbios morfofuncionais associados ao sistema nervoso.

Professores responsáveis:  Antoniella Gomes, Francisca Cléa, Francisco de Assis Gondim, Glauce Viana, Mariana Vale e Reinaldo Oriá

Essa linha de pesquisa, em andamento, utiliza modelos de isquemia encefálica global ou focal em animais para avaliar as alterações morfofuncionais no hipocampo utilizando marcadores para apoptose, neurogênese e viabilidade neuronal. Investiga também os aspectos morfofuncionais relacionados ao uso de substâncias psicoativas como cocaína, etanol, ketamina, nicotina, fármacos anti-obesidade e outras drogas, além de alterações morfofuncionais relacionadas a doença de Parkinson, ansiedade, depressão, convulsão, psicoses e esquizofrenia.

Avalia o efeito de produtos naturais e sintéticos no sistema nervoso central e mecanismos envolvidos nas reações adversas em níveis centrais dessas substâncias, utilizando técnicas de biologia celular e tecidual e de imagem. Nesta direção, inclui-se o estudo de disautonomia induzida por quimioterápicos ou após traumatismo raquimedular (TRM) em modelos animais através de estudo de alteração morfológica e de neurotransmissores em células do sistema nervoso entérico. O estudo das dores inflamatórias, neuropáticas e nociplásticas também se insere nessa linha, onde os aspectos morfofuncionais em modelos experimentais são investigados.

O papel dos endocanabinoides na modulação da dor miofascial dos músculos mastigatórios é estudado em modelo de estresse emocional e privação do sono. Nessa linha também se investiga os mecanismos envolvidos na neuralgia trigeminal e na dor da articulação temporomandibular em modelos experimentais. Em âmbito clínico, investiga a neurocisticercose (NCC) através de neuro-imagem (TC de crânio e ressonância magnética nuclear) e correlação com achados histopatológicos em exames de autópsia de pacientes com essa patologia. Por fim, estuda aspectos morfofuncionais envolvidos em doenças neuromusculares e neurodegenerativas hereditárias existentes no estado do Ceará através de avaliação clínica e eletrodiagnóstica e de biópsias com avaliação de alterações moleculares e celulares.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo