Infraestrutura
LABORATÓRIOS
1.NEMPI
Dispomos da infraestrutura do núcleo de estudos de microscopia e processamento de imagens (NEMPI), www.nempi.ufc.br, criado como grupo de pesquisa do CNPq em 2009, com a coordenação dos professores Gerly Anne Castro Brito (Coordenadora do presente projeto e pesquisadora produtividade IB do CNPq) e o Reinaldo Barreto Oriá (Pesquisador produtividade 2 do CNPq. O NEMPI possui três laboratórios num total de 113,65 m2 no Departamento de Morfologia, equipados para realização de histologia, morfometria, imunohistoquímica, ensaios de morte celular, dosagens de citocinas e óxido nítrico, entre outros procedimentos laboratoriais. Apresenta capacidade para 50 alunos, é devidamente climatizado e equipado com bancadas e mobiliários para acomodação de alunos e materiais e com os seguintes equipamentos: geladeira, micro ondas, freezer -80, capelas de exaustão, 03 Lupas estereoscópicas (LEICA – modelos S8APO e S4E), 01 micrótomos (LEICA – modelos RM2235), 01 microscópios com câmera com sistema de aquisição da imagem LAZ 3.5 (LEICA – modelos DM1000), 01 processador histológico automático (LEICA – modelos TP1020), 01 máquina de inclusão em parafina (LEICA – modelos EG1150C), banho-maria, pHmetro, máquina processadora de imunohistoquímica, masserador de tecidos, balança digital, centrífuga, sala de cultura (com incubadora de CO2, 02 fluxo laminar e 01 microscopio invertido NIKON). O NEMPI também coordena 01 Microscopia Confocal de Escaneamento a Laser da Olympus (modelo FLUOVIEW 1000).
2.LABICONTE
O laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (LABICONTE) (www.labiconte.ufc.br), situado no Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, foi criado pelo prof. Dr. Reinaldo B. Oriá. Os objetivos do LABICONTE incluem identificar e compreender os mecanismos moleculares relacionados à regeneração tecidual a partir da intervenção nutricional utilizando métodos de análise proteonômica e de imagem microscópica. Nossas linhas de pesquisa incluem modelos de desnutrição e infecção entérica, mucosite intestinal, isquemia encefálica e periodontite experimental, com enfoque na modulação imunoinflamatória e envolvimento de vias de sinalização sob regulação do gene da apolipoproteína E. O laboratório conta com acesso a internet e intranet com computadores ligados ao sistema de perioódicos CAPES, equipamentos incluindo termocicladores para Reação de Cadeia Leve de Polimerase, aparatos Western Blot (inclusive a vácuo), espectrofotômetro, leitor de placas ELISA, sistema de documentação de Gel, sistema Milli-Q de purificação de água, estufas com CO2 e fluxo laminar para cultura de células; microscópio de epifluorescência, baterias para coloração histológica e imunohistologica; balanças analíticas, centrífuga refrigerada e freezer a -80ºC. Além disso, o laboratório conta com uma colônia de animais transgênicos Apoe knockouts.
3.LAFICA
Para a execução do projeto dispõe-se da seguinte estrutura: Material cirúrgico como pinças e tesouras, material descartável para acondicionamento de material coletado como eppendorfs e tubos de falcon, vidraria: béquer, pipetas manuais e tubo de ensaio, pipetas automáticas, fármacos e reagentes necessários, macerador Dispergierstation T8.10 IKA vortex Maxi Mix II Thermolyne tipe 37600 mixer, leitor de Elisa Biotec ELx800, centrífuga para Eppendorf Centrifuge 5804R, balança de precisão Ohaus Analytical Standart, material para a coleta sanguínea, freezer -70 graus, Sony, espectofotômetro micronal, geladeira e frezer – 20 graus, microscópio intra-vital (NIKON), 01 microscópios com câmera com sistema de aquisição da imagem LAZ 3.5 (LEICA – modelos DM1000). O LAFICA conta com um laboratório bem estruturado para cultura de células com capela de fluxo laminar, microscópio invertido, estufa de CO2, além disso, conta com toda estrutura de biologia molecular como: fontes de eletroforese, cubas, PCR em tempo real (BioRad). Também dispõe de equipamentos para estudo funcional de tecidos e órgãos isolados como: sistema de contração muscular acoplado a estimulador elétrico e um sistema de órgão isolado Langendorff adquiridos da ADInstruments.
4.LAMOFOPA
Referente à infraestrutura, o LAMOFOPA tem atualmente uma área construída de 400m2. Os principais equipamentos disponíveis neste laboratório são: 01 grupo gerador 80 KVA, 01 estufa de secagem, 01 estufa de histologia, 01 freezer control, 02 botijões criogênicos, 06 estufas de CO2 para cultivo, 01 freezer, 03 geladeiras, 02 microondas, 01 micrótomo, 01 capela de exaustão para processamento histológico, 02 balanças analíticas, 02 fluxos laminares, 02 microscópios invertidos, 03 microscópios ópticos, 01 potenciômetro, 01 tissue chopper, 01 destilador de água, 01 miliQ, 03 Fyrites, 01 termociclador para PCR em tempo real, 03 lupas, 03 impressoras, 05 microcomputadores. O LAMOFOPA é composto por 34 membros (graduandos-n=6, pós-graduandos de mestrado e doutorado-n=20, pós-doutorandos-n=3, professores pesquisadores-n=3 e técnicos com bolsa de apoio técnico do CNPq e Banco do Nordeste-n=2).
5.LABORATÓRIO DE NEUROFARMACOLOGIA E LABORATÓRIO DE BIOFISIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUAZEIRO
Equipamentos disponíveis: Freezer a -80°C, Geladeiras, centrífugas refrigeradas, gaiolas metabólicas, guilhotina, aparelho para Eletroforese, agregômetro (p/agregação plaquetária), espectrofotometro, HPLC (detectores de fluorescencia e eletroquimico), medidor de pH, cintilador, aparelho para água MilliQ, banho-maria, Autoclaves, Estufas, Microscópio óptico, Balanças analíticas, Fluxo laminar, Capela, Leitora de placa, Aparelhos para estudos comportamentais e memória (Ugo Basile), Computadores, Fisiografo, Aparelho para Binding, Bombas de perfusão, Bombas de vácuo, Equipamento para eletrochoque.