Área de Concentración: Neurociencias
Distúrbios Morfofuncionais Associados ao Sistema Nervoso
Professores Responsáveis: Antoniella Gomes, Francisca Cléa, Francisco de Assis Gondim, Glauce Viana, Mariana Vale e Reinaldo Oriá
Esta linha de pesquisa em andamento utiliza modelos de isquemia encefálica global ou focal em animais para avaliar alterações morfofuncionais no hipocampo, utilizando marcadores para apoptose, neurogênese e viabilidade neuronal. Também investiga os efeitos morfofuncionais do uso de substâncias psicoativas, como cocaína, etanol, ketamina, nicotina, fármacos anti-obesidade e outras drogas, além de distúrbios relacionados a doenças como Parkinson, ansiedade, depressão, convulsões, psicoses e esquizofrenia.
A pesquisa avalia o impacto de produtos naturais e sintéticos no sistema nervoso central e os mecanismos que envolvem reações adversas dessas substâncias, utilizando técnicas de biologia celular, tecidual e de imagem. Inclui o estudo da disautonomia induzida por quimioterápicos ou por traumatismo raquimedular (TRM) em modelos animais, através de alterações morfológicas e análise de neurotransmissores em células do sistema nervoso entérico. A linha também abrange o estudo de dores inflamatórias, neuropáticas e nociplásticas, investigando os aspectos morfofuncionais em modelos experimentais.
A modulação da dor miofascial dos músculos mastigatórios, mediada pelos endocanabinoides, é analisada em modelos de estresse emocional e privação de sono. Também se investiga os mecanismos envolvidos na neuralgia trigeminal e na dor da articulação temporomandibular. No campo clínico, a pesquisa envolve a neurocisticercose (NCC), utilizando neuroimagem (TC de crânio e ressonância magnética nuclear) e correlacionando com achados histopatológicos de autópsias de pacientes com essa patologia. Finalmente, são estudados os aspectos morfofuncionais de doenças neuromusculares e neurodegenerativas hereditárias existentes no estado do Ceará, por meio de avaliações clínicas, eletrodiagnósticas e biópsias com análise de alterações moleculares e celulares.